São vários os motivos que podem pesar contra um veículo próprio, como, por exemplo, o preço alto no Brasil, que fica ainda mais caro quando adicionados os juros de um financiamento, além da desvalorização e das despesas com seguro, taxas anuais, licenciamento e documentação.
Por isso, se você planeja vender seu carro, vamos listar alguns passos que podem facilitar o processo, atrair mais ofertas e até aumentar o valor. Confira:
Tudo começa com um bom anúncio
Seu carro estará em um mercado com diversas opções, por isso é importante fazer com que ele se destaque em meio a tantas outras opções similares.
Visual
O primeiro passo para criar um anúncio relevante é cuidar de toda a parte estética do carro. Aposte no tratamento completo, limpando muito bem o carro por fora e também por dentro. Vale encerar, aspirar e, caso haja algum amassado ou arranhado na lataria, ou então rasgos nos bancos, essa é a hora de arrumar.
Fotos
As fotos causam as primeiras impressões sobre seu carro e são o principal material que os compradores têm para analisá-lo.
Faça fotos de diversos ângulos, mostrando o veículo de frente, na diagonal, das laterais e da parte traseira. Faça fotos também do porta-malas, de todo interior e do motor.
Informações
Outro ponto importante é criar um anúncio completo. Informe o ano de fabricação, quantos donos o carro já teve, quilômetros rodados, histórico de reparos e troca de peças.
Não deixe de listar todas as pendências do veículo com documentação, licenciamento, multas ou impostos. A transparência sempre ajuda em uma venda.
Além disso, é válido informar os dados do modelo, como potência, capacidade de carga, velocidade máxima e consumo médio de combustível e acessórios disponíveis. Você pode conferir essas informações no manual do veículo ou procurando por uma ficha técnica na internet.
Definindo o preço
Existem três coisas para se levar em consideração na hora de definir o preço do seu veículo.
- O primeiro é realizar uma consulta na tabela FIPE para conferir qual é o valor de mercado do modelo.
- O segundo é procurar por carros similares ao seu para avaliar o preço que geralmente é pedido, dessa forma você pode anunciar um preço competitivo e dentro da realidade.
- Por último, cabe fazer sua própria análise das condições do carro, colocando na conta fatores que podem desvalorizar ou aumentar o preço.
Uma dica interessante é anunciar o carro por um valor um pouco mais alto que você realmente espera, dessa forma existe uma margem para negociação sem que você saia no prejuízo.
Após a venda
Depois do aperto de mãos e com o negócio fechado, é hora de transferir o seu carro para o novo dono. Para isso você precisa do Laudo de Transferência do Veículo, também chamado de Vistoria de Transferência ou ECV. Depois será necessário registrar a transferência de propriedade de veículo no cartório e comunicar ao Detran da sua cidade sobre o processo. O prazo máximo para finalizar o processo de transferência do seu veículo é de 30 dias.
Vendi meu carro. E agora?
Parabéns pela venda do seu automóvel, esperamos que tenha sido um ótimo negócio!
Caso precise de carro para se locomover, não se preocupe: conte com a RM no seu novo momento. Clique aqui para conhecer as alternativas e reinvente sua mobilidade.