Saiba quais são os principais cuidados que você deve ter quando estiver dirigindo à noite
Guiar um carro requer atenção e prudência a todo o momento, mas quando estiver dirigindo à noite, é preciso ficar ainda mais atento. Sua concentração e a adoção da direção defensiva são fundamentais para aumentar ainda mais a segurança durante o percurso.
Isso porque ao tomar certos cuidados, você torna os movimentos do seu veículo mais previsíveis aos outros motoristas que circulam na mesma via. Além disso, vamos te contar quais são os itens de segurança para carros obrigatórios e que devem estar sempre com a manutenção em dia. Confira!
Dirigindo à noite: principais cuidados
Quando você estiver dirigindo à noite, procure redobrar a sua atenção. Afinal de contas, a visibilidade do motorista fica reduzida e em situações de cansaço e sonolência, seu reflexo também fica comprometido.
Mantenha uma distância segura do veículo da frente. Utilize a sinalização luminosa da pista e as luzes dos postes como pontos de referência ao dirigir no período noturno.
Uma atitude fundamental é respeitar as placas e indicações da via por onde você dirige. Mantenha-se sempre abaixo do limite máximo de velocidade, não ultrapasse em linhas contínuas nas pistas de mão dupla e pelo acostamento.
Lembre-se que prestar atenção nas áreas de tráfego de pedestres e animais, reduzindo ainda mais a velocidade nesses trechos. Essa é a melhor forma de conseguir frear com segurança ao observar pessoas ou animais na pista.
Outra dica é planejar as paradas que você fará. Faça uma pesquisa antes de viajar para identificar locais seguros, onde você pode parar para comer, descansar e abastecer o carro quando necessário.
Esse tipo de planejamento permite que você saiba quando precisará abastecer, pois terá calculado a distância entre os pontos de parada.
Itens de segurança para carros
Existem proteções e acessórios de segurança que te resguardam quando você estiver dirigindo à noite ou mesmo durante o dia. Veja alguns itens de segurança obrigatórios para carros no Brasil:
- Estepe: não só o pneu e a roda são compulsórios, mas também a chave de roda e o macaco para uma possível troca;
- Luzes: faróis (alto e baixo), seta, pisca alerta, luzes de freio, marcha ré e luzes internas do carro, incluindo as do painel;
- Cintos de segurança: a partir de 2020, tornou-se obrigatório o uso de cintos de segurança de 3 pontas em todos os assentos do automóvel;
-
- Buzina: a volume da sonoridade deve ser, no mínimo, de 93 decibéis, segundo a resolução 35/98 do Contran;
- Espelhos retrovisores: o veículo deve ter dois espelhos retrovisores do lado de fora e um fixado no vidro pára-brisa;
- Pedais: para automóveis com câmbio manual, a embreagem, freio e acelerador. Para carros automáticos, somente o freio e acelerador. O sistema de freios é um dos principais itens para segurança de quem está dirigindo a noite na estrada, composto por as pastilhas, os discos e os tambores;
- Airbag: desde 2010 é um item compulsório para o motorista e passageiro do banco dianteiro nos carros de passeio e caminhonetes;
- Limpador de pára-brisas: imprescindíveis para você ter a melhor visibilidade possível em situações de chuva e sujeiras;
- Ferramentas: além do macaco e chave de roda, é preciso ter um triângulo para sinalizar quando o veículo estiver parado na pista.
Vale ressaltar que todos esses itens de segurança para carros devem passar por revisão.
Após checar todos esses itens, faça uma boa viagem!